Bruno Lui Thinking loud

Hackathon!

Na última sexta-feira, fizemos nosso primeiro Hackathon na Bluesoft. Passamos o dia inteiro trabalhando em idéias próprias para melhorar nosso produto.

O que é Hackathon?

Hackathon é uma maratona de programação, onde os colaboradores da empresa tiram o dia (ou viram uma noite), para trabalharem em suas próprias idéias que possam vir a agregar valor ao produto da empresa.

É o dia que você deixa de lado o seu trabalho do dia-a-dia para colocar em prática algo novo ou algo que você sempre pensou que podia ser legal adicionar ao produto. O objetivo é que ao final da maratona, todos apresentem algo implementado para que a equipe dê feedback e decida se vale a pena dar continuidade em sua idéia.

Como funciona?

Todos se reúnem para a apresentação das idéias e tentam formar equipes para trabalhar nessas idéias. Não necessariamente você deve formar uma equipe, você pode também trabalhar sozinho. Mas é interessante trabalhar em equipe pois, além de compartilhar idéias, cada um pode ter uma habilidade diferente para aplicar ao trabalho e torná-lo melhor. A partir daí começa o trabalho, começamos a rascunhar, modelar e implementar a nova idéia. Estivemos focados o dia inteiro em nosso objetivo, para conseguir entregar algo de valor. Para economizar tempo, não saímos nem para almoçar, pedimos pizza e comemos no escritório mesmo. (Já para os que viram a noite no Hackathon, não pode faltar energético para se manter acesso =D ) O tempo parecia curto, a impressão que dava é que não iria sair nada. Mas o segredo é definir um mínimo de sua idéia que possa ser implementado e que seja apresentável, já agregando algum valor. Pode ser que você não consiga fazer tudo o que queria, mas estabelecendo essa meta, com toda certeza chegará ao resultado.

E o resultado?

O resultado foi totalmente positivo, todas as idéias foram muito boas e foram pensadas para ajudar a melhorar a vida de quem usa nosso sistema. Todos conseguiram mostrar algo de valor, algo que queriam fazer. Isso foi excelente para levantar a moral do time, motivar as pessoas, trabalhar em equipe, e exercitar a criatividade de cada um. Foi impressionante a maneira que focamos no nosso trabalho, todos se esforçando e trabalhando duro, pois queriam mostrar o que podiam fazer de melhor. Recomendo fortemente essa prática nas empresas. É bom para a empresa, para as pessoas e para o produto.

:)